Slide velocidade estabilidade e segurança

Especificação técnica

O catamarã Rio Boat Tour tem capacidade para 112 pessoas com limite de venda de 106 ingressos. O convés principal oferece 69 assentos, é fechado, climatizado e possui serviço de bar. O convés superior oferece 40 assentos com visão panorâmica 360 graus.

Catamarã’ (do tâmil kattumaram < kattu, ‘ligadura’, + maram, ‘pau’) é a designação dada a uma embarcação com dois cascos com propulsão à vela ou motor, que se destaca por sua elevada estabilidade e velocidade em relação às embarcações monocasco. São embarcações mais ágeis e também mais seguras.

  • ÁREA EXTERNA: 7m (largura) x 20m (comprimento) – 40 assentos
  • ÁREA INTERNA (convés principal): aprox. 78m2 (1 banheiro masculino + 1 banheiro amplo feminino / cadeirante) – 69 assentos + 16 bancos do bar
  • CATAMARÃ – 60 pés (18300 mm)
  • BOCA – 6,37 m
  • CALADO – 1,10 m
  • PONTAL – 1,70 m (proa) – 1,10 m (costado)
  • 02 MOTORES SCANIA DIESEL – 500 HP
  • REVERSORES ZF
  • GERADORES – 20KVA
  • SOM & TV
  • AR CONDICIONADO (1º PISO)
  • ESPAÇO PANORÂMICO (2º PISO)
  • ELETRÔNICA COMPLETA
  • ANTEPARAS ESTANQUES
  • LAMINAÇÃO POR INFUSÃO EM SAN
  • DUICHE DE DIVINYCELL
  • VELOCIDADE CRUZEIRO 23 KNOTS
  • VELOCIDADE MÁXIMA 30 KNOTS
  • ANO DE FABRICAÇÃO – 2016

Licença

Desde Fevereiro de 2017 que a embarcação do empreendimento Rio Bout Tour tem o seu Título de Inscrição de Embarcação (TIE) emitido e está habilitada e apta a operar e navegar em águas para navegação de interior, conforme Norman 2 e 3. A NORMAM, Normas de Autoridade Marítima, são especificações com força de lei que regulamentam tudo o que se refere às atividades aquaviárias. De acordo com a Normam 2 e 3, o Rio Boat Tour pode navegar em áreas como:

  • Área 1 – Áreas abrigadas, tais como lagos, lagoas, baías, rios e canais, onde normalmente não sejam verificadas ondas com alturas significativas que não apresentem dificuldades ao tráfego das embarcações.
  • Área 2 – Áreas parcialmente abrigadas, onde eventualmente sejam observadas ondas com alturas significativas e ou combinações adversas de agentes ambientais, tais como vento, correnteza ou maré, que dificultem o tráfego das embarcações.

Segurança

Além da embarcação ser nova, diversos itens e cuidados da empresa promovem a segurança dos passageiros e equipe a bordo do catamarã.

  • Dois motores: garantem navegabilidade à embarcação em caso de pane de um dos motores;
  • Eletrônica completa: sistema que facilita a navegação, principalmente noturna;
  • Anteparas e estanques: garantem que a embarcação se mantenha na superfície da água em caso de avaria (não submerge).

Diário de bordo

Para que tudo ocorra da melhor maneira possível durante os passeios, algumas atividades diárias são realizadas:

check list de segurança:

  • Amarração, defensas, nível do combustível, nível de óleo (motor, gerador, reversão e leme), avarias e instrumentos de navegação – realizado no início e fim do dia de atividades.

planejamento do passeio:

  • Verifica se há saídas agendadas na programação do dia, verifica as condições climáticas através do aplicativo da Marinha “Boletim ao Mar” e se comunica diretamente com a sala rádio da Marina da Glória que disponibiliza também informações da Marinha do Brasil;
  • Inspeção de higiene;
  • Reabastecimento sempre que necessário.

instrumentos de Navegação:

Os instrumentos de navegação são um conjunto de instrumentos que têm por finalidade obter a posição e a direção de uma embarcação. Apoiam o comandante na definição da rota correta, sinalizando a profundidade das águas, dentre outros. O sistema de navegação do Rio Bout Tour compreende o seguintes instrumentos:

  • Radar: dispositivo que permite detectar objetos distantes e inferir suas distâncias.
  • Agulha Magnética: lâmina de ferro ou aço magnetizada, girando sobre um fulcro, indicando direções e rumos.
  • GPS: sistema de posicionamento por satélite que fornece a um aparelho receptor móvel a sua posição, assim como informação horária, sob quaisquer condições atmosféricas, a qualquer momento e em qualquer lugar na Terra.
  • Ripeam: Regulamento Internacional para Evitar Abalroamentos no Mar, contém as regras de manobra no mar.
  • Odômetro de Fundo: para determinação da distância percorrida e da velocidade do navio.
  • Buzina: instrumento sonoro de alerta.
  • Ecobatímetro: permite medir a profundidade e visualizar a topografia submarina.
  • Indicador de Ângulo do Leme: tornam a navegação mais fácil, em especial nas manobras de arrumação. Indicam em todas as circunstâncias a posição do leme.
  • Binóculo: instrumentos utilizados em navegação para aumentar o poder da visão.

Salvatagem

  • Possui 112 Coletes salva-vidas: equipamento individual de salvatagem que permite a uma pessoa manter-se em flutuação na água.
  • Possui 3 Balsas Salva Vidas com capacidade para 50 pessoas: equipamento que pode ser inflado, caso haja acidente com a embarcação, para que pessoas em perigo possam embarcar.
  • Possui 4 Boias Salva Vidas com dispositivo de iluminação de auto-ativação retinida – distribuídas a bordo de modo que uma pessoa não tenha que se deslocar mais de 12m para lançá-la à água.

Manutenção Periódica

  • Diariamente são verificadas as condições técnicas e operacionais, bem como de conforto para os passageiros. Toda necessidade de ajuste identificada referente à piso, assentos, guarda-corpos, ar-condicionado, escadas, banheiros, para citar alguns exemplos relacionados à corroceria, são constantemente mantidos em conformidade.
  • O comandante, também, a qualquer sinal emitido pelos instrumentos de checagem mecânica ou elétrica, bem como em sua inspeção física demanda da área operacional revisões e reparos de forma a manter a plena integridade de todos os sistemas da embarcação;
  • O Rio Boat Tour dispõe de apoio terceirizado para garantia da manutenção preventiva de todos os sistemas eletro-mecânicos da embarcação, com controle de vida útil de peças e equipamentos, fazendo sua substituição de forma preventiva sempre que necessário.

Tripulação

A tripulação é composta por cinco colaboradores a bordo, sendo um comandante, dois marinheiros, uma bartender / barman e um (a) atendente que cumprem as funções discriminadas. A tripulação é treinada para bem atender o cliente assim como apoiar nas questões referentes à segurança e conforto dos passageiros a bordo.

Destaca-se aqui a preocupação também com a segurança, pois o Comandante responsável pela operação tem experiência e está habilitado para navegar em águas internacionais.

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